É Copa do Mundo, ocasião perfeita pra começar a falar também sobre futebol aqui no blog.
Muita mobilização nas ruas, em quase todos os países, pelo menos os de maior tradição no esporte. A seleção canarinho estreando. E aquela festa maravilhosa ocorrendo no país-sede.
Nessa época, poucos tem peito pra dizer que não gostam de futebol. Mas sempre existem aqueles que não olham com o devido cuidado para esse esporte épico, um simulacro de grandes batalhas.
Estes, do alto de sua visão minimalista, reduzem o esporte a 22 machos correndo atrás de uma bola. Um olhar mais atento, no entanto, lhes daria uma dimensão mais apropriada desse esporte simples e mágico.
A fórmula, cuja simplicidade é entendida por crianças recém saídas dos cueiros, encerra incontáveis possibilidades. Daí, pela imprevisibilidade de uma partida, o fascínio exercido naqueles que captam essa miríade de emoções.
Vamos a alguns exemplos dessa infinda gama de chances:
Um jogo pode acabar em zero a zero e ainda assim ter sido um jogão, bastando que tendo havido doação, entrega, coração por parte dos jogadores de cada time. Mais que a vitória, muitas vezes é a própria honra que está em jogo.
Um time pode ganhar de 4 a 1 e pasmem, ter passado sufoco.
Isso pra não falar das limitações do homem-juiz que, exatamente por ser limitado,
pode ensejar que um time sem nenhum mérito vença outro Todo-Poderoso.
Assistir a uma partida no estádio lotado... me recuso a querer traduzir aqui! É pretensão demais pra um mortal!
Decisão por pênaltis? — Haja coração, amigo! — conforme diria o contestado Galvão Bueno.
E a regra do impedimento? O que ela é senão o fiel da balança que separa os expertos dos catecúmenos?
Enfim... dá pra ficar falando de tudo o que cerca o futebol durante muito tempo, mas terei oportunidade pra fazê-lo de maneira menos açodada, assunto por assunto, quando convier e for oportuno.
Fica registrado aqui apenas o gostinho da estréia, e aos que ainda não tiveram aquele olhar atento que o chamado esporte das multidões requer, aqui vai um videozinho com o melhor futebol do mundo, o verdadeiro futebol-arte. Aos que já o apreciam, não vou chover no molhado.
Deliciem-se:
Nenhum comentário:
Postar um comentário