"O menino crescia e se fortalecia, enchendo-se de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele. Todos os anos seus pais iam a Jerusalém para a festa da Páscoa. Quando ele completou doze anos de idade, eles subiram à festa, conforme o costume. Terminada a festa, voltando seus pais para casa, o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que eles percebessem. Pensando que ele estava entre os companheiros de viagem, caminharam o dia todo. Então começaram a procurá-lo entre os seus parentes e conhecidos. Não o encontrando, voltaram a Jerusalém para procurá-lo. Depois de três dias o encontraram no templo, sentado entre os mestres, ouvindo-os e fazendo-lhes perguntas. Todos os que o ouviam ficavam maravilhados com o entendimento e com as suas respostas. Quando seus pais o viram, ficaram perplexos. Sua mãe lhe disse: "Filho, por que você nos fez isto? Seu pai e eu estávamos aflitos, à sua procura". Ele perguntou: "Por que vocês estavam me procurando? Não sabiam que eu devia estar na casa de meu Pai?" Mas eles não compreenderam o que lhes dizia. Então foi com eles para Nazaré, e era-lhes obediente. Sua mãe, porém, guardava todas essas coisas em seu coração. Jesus ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens". Lc 2:40-52
Que lindo! Esse texto fala por si só! É um modelo para o nosso crescimento como cristãos, como seguidores de Jesus! Ou não devemos seguir o seu exemplo?
Se é pra sermos como crianças, então sejamos como a criança que Ele foi!!!
O menino crescia... não nasceu crescido, mas crescia... não nasceu 'cheio' de sabedoria... não nasceu 'cheio' de força...
Era humilde, obediente aos pais! Ao mesmo tempo em que imperceptivelmente desvencilhou-se deles em meio aos caminhantes, como quem faz uma traquinagem... como quem brinca...
era obediente aos pais... mas também era menino!
Crescia cheio de verdade... crescia com sinceridade! Sabia que era o Filho do Pai! Perquiria os sábios e mestres no templo! Fazia perguntas impressionantes! Dava respostas impressionantes! Impressionava a todos! Deixava fortes impressões!
Era verdadeiro em seu crescimento! Não fingia crescer! Crescia à vista de Deus e à vista dos homens! Verdadeiramente crescia!
Ia crescendo em sabedoria, em estatura e em graça! Crescia em graça! Até chegar a ser cheio dela! Cheio de graça e de verdade!
Pleno de graça e de verdade! Graça e verdade fizeram-no livre e justo! Graça e verdade faziam os religiosos se admirarem dEle quando criança! Graça e verdade levaram-no a comer junto com os pecadores! Graça e verdade levaram os mesmos religiosos a crucificarem-no!